A literatura brasileira do período colonial - se é que
assim podia-se chamar - era uma extensão da portuguesa e recebia, via
Portugal, a influência francesa, inglesa, espanhola e italiana. A
situação de país colonizado explica que a questão da afirmação nacional
seja central à fase de formação da literatura brasileira, que começa com
o Arcadismo e se completa com o Romantismo. Ao longo do tempo, houve
diferentes respostas dadas pelos escritores às questões que eles
próprios se colocavam quanto à busca ou à afirmação de uma identidade
nacional. Os românticos inicialmente frisaram a originalidade do Brasil,
realçando a cor local em suas produções literárias. O Realismo
corresponde a uma busca de objetividade ou de neutralidade do ponto de
vista. A obra do carioca Machado de Assis é um marco na literatura
brasileira e guarda atualidade até nossos dias. A partir da década de
oitenta do século XIX, ele assume o papel central numa tradição
brasileira de literatura urbana, geralmente realista e pouco orientada
para o pitoresco. O Modernismo, cujo marco é a Semana de Arte Moderna de
1922, operará uma grande síntese na cultura brasileira. O Realismo, o
Barroco e o Romantismo nele estão de alguma forma presentes. Vive-se no
Brasil um momento de crises, de efervescência política, de imigrações,
de transformações econômicas. Existe o contágio das vanguardas estéticas
européias.João Almino. "De Machado a Clarice: a força da literatura". In: Carlos Guilherme Mota (org.). Viagem Incompleta - a experiência brasileira (1500-2000): a grande transação. São Paulo: Editora SENAC, 2000, p. 45-6, 50, 52, 57-8 (com adaptações).Com o auxílio do texto, julgue o item subseqüente, que compõem breve panorama da literatura brasileira.Obsessivamente presos ao desejo de inventar um passado glorioso para o país, como elemento de apoio à afirmação da identidade nacional, os poetas românticos foram incapazes de cantar o amor, de produzir uma obra identificada com as causas sociais ou, ainda, com o pessimismo que, nos anos oitocentos, caminhava ao lado do mal do século.
Certo
Errado