Mercado sem controlePara o diretor da Organização para Cooperação e Desenvolvimento
Econômico (OCDE), reguladoras podem se tornar instrumento de lobby. Regular mercado é diferente de criar agências.O economista Darryl Biggar, da divisão de regulação da
concorrência da OCDE, com sede em Paris, diz que as agências reguladoras
não são panacéias que resolvem todos os problemas dos setores para os
quais são criadas. Ele lembra que existem condições específicas para que
seja aconselhável a criação de uma agência e que, sujeitas aos mais
diversos tipos de pressão, elas próprias podem transformar-se em
instrumento de lobby das empresas que deveriam "vigiar". Em
muitos casos, diz o economista, regular não significa necessariamente
criar uma agência. Mas ele faz uma ressalva. Quando decisões
governamentais arbitrárias podem comprometer os investimentos em um
setor, é aconselhável criar agências independentes e que podem proteger
os interesses dos investidores.Marcelo Billi. "Dinheiro". In: Folha de São Paulo. 6/1/2002 (com adaptações).Considerando o texto e com base na legislação brasileira específica, julgue o item abaixo.Entre os fatores que permitem o aperfeiçoamento das relações de mercado, enquanto fatores de neutralização de pressão ou de lobby do segmento prestador de serviços, e de redução dos efeitos de decisões governamentais arbitrárias, destacam-se a pluralidade de prestadoras, a diversidade na oferta de serviços de telecomunicações e o pleno exercício dos direitos do usuário.
Certo
Errado