CA Direito

Ora, no caso dos direitos, o que se coloca, portanto, é a fi 17963

Ora, no caso dos direitos, o que se coloca, portanto, é a figura da cidadania, justamente o sujeito civil dos primeiros modernos, em uma cidadania que pode ser pensada - e assim que ela nos é dada contemporaneamente - como uma cidadania ativa ou como uma cidadania passiva.

A cidadania ativa é aquela a que eu me referia há alguns segundos atrás, capaz de fazer o salto do interesse ao direito, que é capaz, portanto, de colocar no social a existência de um sujeito novo, de um sujeito que se caracteriza pela sua autoposição como sujeito de direitos, que cria esses direitos e, no movimento da criação desses direitos, exige que eles sejam declarados, cuja declaração abra o reconhecimento recíproco. O espaço da cidadania ativa, portanto, é o da criação dos direitos, da garantia desses direitos e da intervenção, da participação direta no espaço da decisão política. A cidadania ativa é aquela que opera para interferir no interior do Estado.

Marilena Chaui. XIII Conferência Nacional da OAB. Belo Horizonte, 23/9/1990, p. 117 (com adaptações).

Considerando as idéias do texto, julgue o seguinte item.

As ações populares, propostas privativamente por cidadãos, apesar de constituírem iniciativa individual, podem ser consideradas um instrumento de cidadania ativa, capaz de operar para "interferir no interior do Estado".

Questão no QuestionsOf: Ora, no caso dos direitos, o que se coloca, portanto, é a fi 17963

Questões similares